
O ensinamento estudado hoje se chama "Hoje e Nós", e que estuda o "Capítulo X - Bem Aventurados os que são misericordiosos", na seção "Perdoar para que Deus vos perdoe", item 2, de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e também estuda o "Livro Segundo - Mundo Espírita ou dos Espíritos, Capítulo I - Dos Espíritos", seção "Progressão dos Espíritos", questão 117 de "O Livro dos Espíritos".
Para ver o ensinamento integral contido nestes temas, consulte as obras "Estude e Viva", "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Livro dos Espíritos".
Os temas estudados são:
- Antepassados
- Causa e efeito
- Necessidade de trabalho
- Ontem e hoje
- Oportunidade de elevação
- Tempo e nós
Estudo realizado:
O passado já foi, mesmo estando em nós. O futuro ainda não chegou. O importante é o hoje, a oportunidade que temos hoje, o agora, a nossa encarnação, para fazer melhor. Como diz a mensagem, a Providência Divina nos deu um cheque em branco para usarmos como quisermos através de nosso livre arbítrio, então vamos usá-lo bem. Não adianta ficarmos pensando excessivamente no passado, em nossos erros. Ele já se foi. Se nós erramos e fomos perdoados e ainda assim nos sentimos culpados, temos que nos perdoar. Se alguém errou conosco, e não perdoamos, não vale a pena ficar com essa energia ruim conosco, o correto é perdoar e ficar livre desta energia ruim. Mas o verdadeiro perdão é de coração. Como diz acima, se quisermos ser perdoados, devemos perdoar. Se somos eternos não há motivo para ficarmos sem perdoar. Para que atrasar o nosso aprendizado, a nossa evolução? Ao perdoar, nos libertamos de uma situação que nos faz mal e automaticamente mudamos para uma vibração diferente, melhor e assim progredimos. E se nós errarmos? Não precisaríamos do perdão de alguém?
Aproveite o tempo que tem. Aproveite se você tem alguém a perdoar, faça isso já, não perca mais tempo. Não se atrase mais. Faça boas escolhas, Deus está vendo, Deus vê tudo. Tudo mesmo. Faça sua parte por você. Não é fácil, mas é possível. Depois do perdão portas se abrem e você vê a vida de outra forma. Livre-se da energia ruim.
Perguntas que se pode se fazer a si próprio:
- Você tem dificuldade de perdoar? Se sim ou se não pergunte-se o porquê disso, reflita sobre isso.
- Responda apenas Sim ou Não: Você já precisou ser perdoado por alguém?
- Se você recebeu o perdão de alguém, como você se sentiu após ter recebido o perdão?
- Se você precisou do perdão de alguém e este alguém não te perdoou, como você se sentiu?
- Responda apenas sim ou não. Se alguém te magoou, pisou na bola mesmo, você perdoou?
- Se você já perdoou, como se sentiu depois de ter perdoado?
- Se você já perdoou, voltaria a perdoar a mesma pessoa ou mesma situação? Se não, porquê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário