
O ensinamento estudado hoje se chama "Tranquilidade" e que estuda o "Capítulo XXV - Buscai e achareis", seção "Não vos inquieteis pela posse do ouro", item 9 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
Para ver o ensinamento integral contido nestes temas, consulte as obras "O Espírito da Verdade" e "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
Estudo realizado:
Na vida buscamos ter tranquilidade, mas convêm refletirmos sobre o que é ter tranquilidade.
A tranquilidade é um estado de espírito onde nos sentimos isentos de agitações, inquietações, pertubações ou de alvoroço. Quando nos sentimos tranquilos, estamos bem conosco e com nossa consciência, com a sensação de dever cumprido. Vamos refletir então sobre dez passos para se ter tranquilidade na vida:
- Nossos dias começam quando acordamos, então o primeiro momento é sagrado, onde devemos agradecer pela vida, pela oportunidade de estarmos aqui nos aperfeiçoando, agradecendo ao Criador em oração sincera nosso propósito firme de sairmos deste novo dia, melhor do que o dia anterior, pedindo coragem e ânimo.
- Após o dia começar, as dificuldades e os desafios batem a nossa porta, então com a coragem e o ânimo que já recebemos, enfrentemos então tudo o que nos acontecer sem desanimar ou discutir.
- Necessitamos do trabalho, então façamos nossas atividades com alegria e entusiasmo, independente das situações que estejam nos contrariando. Façamos o nosso melhor em nossas atividades.
- Teremos um contato social e no convívio com as pessoas, ajudemos a quem cruzar nosso caminho, fazendo sempre o bem, mesmo quando alguém nos faça o mal.
- Nosso dia irá passar, o tempo irá passar, então façamos que nosso dia seja proveitoso e produtivo, que possamos produzir o necessário em nosso tempo disponível, pois o tempo não volta e seria um desperdício de nossa parte não utilizar bem o tempo disponível.
- É necessário que tenhamos disciplina com nossas obrigações, já que sem disciplina nossa vida se desorganiza e acabamos por nada realizar. Com disciplina nos organizamos e nossa vida fica organizada, imagine você se você entra no seu carro e verifica que não há freio. Um carro sem freio não é algo muito bom.
- Cultive a simplicidade na sua vida. A simplicidade é um dos segredos para se ter tranquilidade. Nós não precisamos de muito para sermos felizes, para estar em paz. E a paz é maior felicidade que podemos ter.
- Perde sempre. Ao não perdoar você atrai para si próprio uma energia que irá te fazer mal e para sua saúde. E viverá um ciclo que não irá parecer ter fim. Lembre-se de Jesus, que passou por muitas coisas sem precisar passar e nunca guardou mágoa de ninguém. A falta de perdão te atrasa na sua própria evolução. Confie no Criador.
- Seja gentil com todos, mas principalmente no seu lar. Os que estão mais próximos de ti são os que mais precisam de sua companhia. Trate-os com amor e carinho assim como deseja que tratem você. Ser gentil fora de casa e não ser em casa é hipocrisia.
- Mantenha a sua própria paz, sendo verdadeiro com você mesmo. Jesus foi verdadeiro em toda a sua vida e foi crucificado. O Cristo estava solitário e vencido quando foi crucificado e toda aquela massa de pessoas pediam por sua crucificação, no entanto foi ele, solitário e vencido que saiu vencedor e voltou para jundo do Criador após cumprir com sucesso a sua missão. Todos nós temos a nossa missão aqui, e a vitória é sobre você mesmo.
Perguntas que se pode fazer a si próprio:
- Reflita sobre os dez passos para se adquirir a verdadeira tranquilidade.
Uma recomendação:
Leia, estude e divulgue as obras do médium Francisco Cândido Xavier e de Allan Kardec. Recomendo a compra dos livros aqui estudados.


