
O ensinamento estudado hoje se chama "Na escola da vida", que ocorreu em reunião pública de 13/03/1961 e que estuda a "Primeira Parte", "Capítulo VII - As penas futuras segundo o espiritismo", item 23 de "O Céu e o Inferno".
Para ver o ensinamento integral contido nestes temas, consulte as obras "Justiça Divina" e "O Céu e o Inferno".
Estudo realizado:
É muito fácil observamos, ao redor de nós, na política, na sociedade, vermos pessoas que agem errado, de forma completamente questionável. Pessoas que, através de seus atos, roubam sem pudor, que tem más atitudes prejudicando terceiros, que tiram o direito de terceiros, que maltratam animais, que não tem escrúpulos, que são verdadeiros criminosos. Em nossa sociedade, há muito disto.
E o que desejamos para eles nem sempre é o melhor, e por muitas vezes desejamos realmente o pior para esta pessoas que assim agem.
E então vêm a pergunta: "O que faria Jesus em tal situação?".
Bem... Jesus passou por tudo não é mesmo? E nem precisava passar. E passou para nos ensinar qual é o caminho, qual é o modelo a ser seguido. Ele, Governador do Planeta se submeteu a todo tipo de humilhação, e nunca, jamais, concordou com coisas, atos errados, mas nunca desejou o mal a seus irmãos na carne. Porquê assim é pois não é feitio do bem agir mal. O bem não precisa disso. O bem é superior ao mal, a luz domina as trevas, com amor e justiça.
Quando nos depararmos com pessoas que agem mal, devemos dar o bom exemplo, não concordar, mas não maldizê-las, não desejar o mal delas. Devemos sim orar por elas para que tenham, de alguma sorte a chance de ver o seu erro e voltar ao caminho correto. E se errarem de novo, orar de novo pedindo bênçãos a elas, mas nunca as prejudicando. E por agir mal, não precisa ser um político famoso, mas sim, pode ser qualquer coisa. Pode ser alguém do seu convívio no trabalho por exemplo, do seu convívio social ou até mesmo pessoas do seu círculo familiar.
No entanto, a Justiça Divina não falha e estas pessoas que agem mal não ficarão impunes perante todos os seus atos que serão cobrados ceitil por ceitil, até que tudo esteja de acordo com a Lei. Também não se engane quanto a isto, pois o mesmo Jesus, a quem nos serviu de modelo era bom, mas não era bobo. Então não confundir nunca bondade com bobeira.
A vida, através da reencarnação educa e corrige, já que é uma escola.
E lembrando sempre que a Lei vale para todos, então se você age mal ao maldizer alguém... a Lei agirá sobre você também.
Perguntas que pode se fazer a si próprio:
- Reflita sobre o mal que você faz diariamente ao maldizer alguém e veja se não há nada para mudar, até mesmo nos pequenos atos.



